quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Educação a Distância – Conceitos

Educação a Distância – Conceitos

A vida moderna tem exigido das pessoas novos conhecimentos e habilidades a cada momento: uso de terminais bancários, cartões de crédito, Internet, declarações de Imposto de Renda via computador e muitas outras coisas. Na área profissional, essas exigências são ainda maiores: processos modernos de trabalho, informática, qualidade, inglês e espanhol, entre outros.
Por outro lado, não é fácil atender essa demanda de conhecimentos, pois, o dia-a-dia das pessoas vem sendo cada vez mais sobrecarregado, dificultando a busca de escolas e cursos presenciais. A Educação a Distância (EAD) tem sido cada vez mais empregada para atender a esses tipos de demanda. Não precisamos gastar tempo e dinheiro com transporte, muitas vezes não precisamos de escolaridade formal, podemos concentrar os esforços naquilo que estamos necessitando e podemos nos comunicar rapidamente por telefone ou correio eletrônico, se temos dúvidas. Por tudo isso, a EAD tem crescido muito nos últimos tempos.
As estratégias de educação a distância foram concebidas para promover o conhecimento, independentemente das situações de ensino presencial que ocorrem na sala de aula. Isso porque percebeu-se que as pessoas têm condições de aprenderem sozinhas, interagindo com materiais de ensino, professores distantes, colegas, amigos, comunidade ou com o meio ambiente. Embora utilizada desde o século passado, o uso da Educação a Distância vem crescendo em volume e importância nos últimos anos, principalmente por duas razões: aumento na demanda de educação, que não consegue ser atendida por meio do ensino presencial e expansão das tecnologias de telecomunicações e informática, que facilitam a comunicação entre pessoas distantes. 


REFERÊNCIA: 
Tecnologia e Educaçao a distância
http://www.educnet.info/2008/03/10/educacao-a-distancia-conceitos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário